segunda-feira, 2 de abril de 2012

Quando Deus promete...


Seria apenas mais um dia em que você acordaria na mesma hora, faria as coisas sempre faz, com os mesmos serviços a prestar, os mesmos lugares a ir, as mesmas pessoas para conversar, as mesmas coisas a pensar, ir em mais um culto, fazer a mesma oração, participar da mesma liturgia...Seria mais um dia comum em sua rotina se não fosse por um acontecimento de alta relevância: Uma promessa feita por Deus. Geralmente é assim! é justamente quando não se espera, quando não se esta preparado que o Senhor decide se encontrar com você de uma forma tão amável e inusitada que esse dia torna-se inesquecível... Só quem tem promessa para descrever!
Mas algo deve-se ressaltar, a partir desse dia sua vida nunca mais é a mesma, ela será guiada, direcionada pelo o que Deus prometeu. De extrema alegria à frenética inquietude da alma, de muitos amigos à depressiva solidão, de forte espiritualidade à fraqueza insustentável... Viver altos e baixos torna-se normal.
Quando Deus promete algo, três estágios são inevitáveis:

1. Alegria por uma promessa inesperada:
"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção."
Gênesis 12:1-2

Flávio Josefo disse que Abrão sempre soube da existência de um ser que era maior que todas as coisas criadas, devido sua formação astrológica, sempre creu em um ser muito maior que todos os astros e estrelas então, um dia esse "ser" se faz conhecido e em suas palavras profere uma grandiosa promessa. Veja que de tão forte crença e alegria sentida, Abrão larga tudo o que têm, deixa sua família e parte para algum lugar que esse Deus ainda lhe mostraria.
Quando Deus nos promete algo, é comum a euforia pelo acontecido, é nessa hora que fazemos planos, pensamos em projetos, visualizamos sonhos que o próprio Deus nos fez sonhar.

2. Incredulidade resultante do muito tempo decorrido:
"E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.
Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?
E disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?
Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho."
Gênesis 18:11-14

Por conta de todos os planos que fizemos, todos os sonhos que sonhamos, todos os projetos que surgiram, nós ansiamos para que o que Deus prometeu saia do âmbito espiritual e se materialize, mas quando isso demora a acontecer no nosso tempo, entramos então no estágio da incredulidade!
Duvidar torna-se a saída para algo que saiu do nosso controle, como acreditar em um projeto no qual eu não detenho as "rédias"? Abraão e Sara passaram por isso, como receber de Deus o cumprimento de uma promessa se os nossos métodos se esgotaram? Sara já estava avançada em idade e segundo a medicina na época, era extremamente difícil conceber, gerar um filho. Sara só não entendia, que esse filho estava sendo gerado em Deus e não nela, com ela seria apenas a consequência dos projetos de Deus. Então o anjo do Senhor (Teofania) lhe diz: Sara haveria alguma coisa difícil ao Senhor?

3. Renovada alegria pela promessa cumprida:
"E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido.
E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.
E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque."
Gênesis 21:1-3
Deus não precisa de nossos métodos, Ele têm os próprios! Não havia necessidade de Sara estar em perfeita saúde, nem que o Ambos estivessem em pleno vigor da juventude. O Senhor não precisava disso, o que Ele esperava era que ambos tivessem fé, acreditassem no que Ele tinha prometido. Talves seja por isso aliado a crença sem resistência a um Deus desconhecido que Abraão seja conhecido como Pai da fé.
O único posicionamento que o Senhor espera de nós é a FÉ em tudo o que Ele nos proferiu, prometeu... É certo que a estrada que nos leva até as promessas de Deus, nos reserva alguns percalços, algumas dificuldades e frustrações, mas podemos estar certos de que nada disso nos matará física ou espiritualmente, antes nos moldará, preparará para recebermos o que nos foi prometido.
Creia: Quando Deus nos promete algo... Ele cumpre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...