sexta-feira, 20 de abril de 2012

Para não adorar em vão


Estou cansado de ouvir que a salvação não se dá por obras! Me parece ser esse um argumento que esconde nossa falta de compaixão, empatia e amor; penso que é uma tentativa de justificar nossa inativa fé... Se é que existe fé. Dizemos em alto e bom tom que somos todos adoradores, mas em que consiste nossa adoração? Em palavras bonitas? Em músicas bem tocadas? Em belas e impactantes palavras de auto-ajuda dos pregadores? Em horários rigidamente cumpridos? Afinal, em que consiste nossa adoração?
Enchemos os olhos de lágrimas ao expressar a máxima: "Missões está no coração de Deus!" e logo nos prontificamos a entregar planfetos, papéis, e dizer com convicção ao ouvinte: Jesus te ama! E tão logo, virar a costas e partir... Talves, quem sabe, o ouvinte dessa linda expressão responde-se: Estou com fome! Ou então: Estou com frio! Ou quem sabe: Me ajude a me libertar das drogas, por favor! Mas nós sequer ouvimos isso, não há tempo para isso, temos uma meta a cumprir: entregar 1000 planfetos. Vergonhoso! uma meta mais digna seria: ganhe hoje uma alma, uma única e cuide dela! Cuidar? como?
a igreja não tem estrutura para isso, não há centros qualificados de recuperação de drogados, não existe uma assistência social equipada para atender essas almas, não existe sequer boa vontade para isso... Nos dias em que temos que abastecer a assistência social, se faz visível a grande quantidade de açúcar, creme para escovar os dentes, sabonete e macarrão. Mas o necessitado precisa de arroz e feijão! ele precisa comer, matar a fome... é uma pena, não temos estrutura. O que faremos então? Ora, a saída para todos os crentes: Oremos, para que o Senhor envie donativos e grupos capitados para atendê-los, porque nós infelizmente não podemos... Mesquinhes!
Foi Jesus que ensinou em um de seus discursos: "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim."
Mateus 25:41-45

É triste afirmar, mas nossos cultos tem pouquíssimo efeito ou nenhum, devido nossa adoração que de tanto se engessar tornou-se mecanizada, cheia de liturgia e vazia de Deus. Tiago afirmou: "Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma."
Tiago 2:14-17

Sonho com igrejas capazes, prontas para ajudar na regeneração de pessoas, afinal essa é a "matéria-prima" da igreja, pessoas. Sonho com adoradores sinceros, que estejam enojados das quatro paredes, que estejam fartos dos grupinhos, que estejam cansados da disputa idiotizante entre departamentos, adoradores não de festas, congressos, conferências, retiros ou grandes produções, mas adoradores das prisões, dos hospitais, das clinicas de reabilitação, dos viadutos, das vielas... das favelas, adoradores que façam valer o significado de igreja... "Chamados para fora", verdadeiros adoradores!
Ora, a salvação se dá por intermédio do sacrifício de Jesus, mas as OBRAS demonstram se temos ou não fé. Como Paulo disse: (Parafraseando) Se alguém diz que ama a Deus e não ama seu irmão é mentiroso, como podemos dizer que amamos a Deus que não vemos, se não amamos ao próximo a quem vemos?
Não adianta nos esforçarmos para termos boas apresentações nos cultos, elas para pouco servem, nos esforcemos de verdade para vivermos na íntegra o que pregamos! Só assim nossa adoração não será em vão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...