sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O que o termo: "Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão" quer dizer?



"Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão." (Pv. 8.17).
Não é de hoje que esse texto vem sendo usado por líderes e dirigentes de vigílias para justificar a necessidade de se orar pela madrugada, reconheço a importância da existência de cultos de vigília, mas fico incomodado com o mal emprego desta passagem.
Já dizia alguém: Todo texto sem contexto é pretexto para heresia. Na verdade o versículo supracitado não fala de oração, todo o texto do livro de Provérbios fala sobre SABEDORIA... Quanto mais no capítulo 8 que inicia com as seguintes expressões: "Não clama, porventura, a sabedoria, e o Entendimento não faz ouvir a sua voz?... Junto às portas, à entrada da cidade, à entrada das portas está gritando:" Fica portanto confirmado que a voz que "fala" é a da SABEDORIA que diz que ama, que está perto daqueles que a buscam! Mas que buscam de madrugada? Sim, o termo madrugada refere-se a buscá-la cedo.
Sintetizando ela diz: Eu amo aqueles me buscam e os que primam por me ter, os que me dão prioridade, os que não têm preguiça para me ter, os que me buscam cedo me acharão! Talvez você esteja se perguntando: Mas, o Senhor não é a fonte e a própria sabedoria? E um dos meios para O buscarmos não é através da oração? Sim, mas não é a isso que se refere o texto, este é mais abrangente do que unicamente nessa forma de interpretação.
Na verdade o real receio está nos argumentos que se formaram a partir deste pressuposto, como por exemplo: De madrugada a fila é menor! (risos) Ora, que Deus é esse que servimos, que prefere que o busquemos na madrugada pelo fato de ter menos pessoas pedindo alguma coisa para Ele? Fraco Ele não? Este é um Deus que tem consideráveis dificuldades com aqueles que oram durante o dia, porque devido a uma fila "enorme", não consegue responder à todos... deus fraco!
Na verdade o Senhor Deus é ETERNO, para Ele não existem anos, meses, dias ou horas, Ele é o Senhor do tempo... Que responde, opera ou realiza quando lhe apraz! Prefiro ficar com 1 Ts 5. 17: "ORAI SEM CESSAR"!  Ou em Jr 29.13: "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração". Ou então em Is 55.6: "Buscai o Senhor enquanto se pode achar... "
Meus irmãos não quero tirar a importância de fazermos vigílias, mas acreditem, não existe hora que sua oração é mais ou menos eficaz. Oxalá que oremos o tempo todo, em todo o lugar.

Deus os abençoe!

37 comentários:

  1. Respostas
    1. meu nome e daniel , a val e minha esposa ..A alguns anos atras eu acordava de madrugada e eu tinha a sensação que Deus estava me chamando para orar na sala , mas a preguiça e a duvida me faziam dormir novamente .como aquilo se repetia , uma noite antes de dormir pedi um sinal a Deus .Disse que se ele estivesse me acordando e não fosse por acaso , que me acordasse as 4 horas . Quando acordei fui a sala ver a hora no celular e quando vi os numeros 4;00 ajoelhei ali mesmo. pensando quem sou eu pra ser chamado por Deus ! nisto senti a presença de um anjo e uma unção se derramar sobre minha cabeça e percorrer até meus pés .lembrei do vrs de isaias 61 ''o senhor me ungiu para pregar boas novas '' desde então não duvido mais quando acordo e sinto o chamado vou orar , tive outras experiencias semelhantes .em abril de 2013 ao me ajoelhar coloquei as mãos no rosto sobre o sofá e tive uma breve visão de uma aliança em minha mão esquerda .entendi que iria me casar e calculei que fosse naquele ano .naquele mes conheci a Valeria , namoramos 3 meses e como os pais dela iriam para minas gerais marcamos o casamento para agosto .que se realizou no dia 30 . estas e outras experiencias que ocorrem nas madrugadas , duram segundos e são lembradas pelo resto da vida .não esta escrito os que me buscam SÓ ME ENCONTRARÃO DE MADRUGADA e que as orações do dia não sejam ouvidas .mas lembre-se que as primicias são santas ( como as primeiras horas do dia )Jesus deu o exemplo orando no getsêmani e encontrou os discipulos dormindo aos quais havia pedido que ficassem acordados e cobrou isto deles obs; o ladrão da cruz não buscou cedo , mas encontrou salvação. creio que temos muito mais a dizer a respeito da palavra de Deus e assuntos de fato importantes que deveriam ser ensinados ao invés de fazer criticas sem fundamentos a quem está orando um pouco a mais e tendo testemunho para contar a respeito .

      Excluir
    2. Querido irmão, respeito seu comentário, mas não foi isso que quis dizer. Eu disse que o texto em questão não tem nada a ver com oração! E quem o usa para tal comete um grave erro exegético. Lembre -se: Deus não precisa de seu sacrificio. Davi disse: "Eu sei que o Senhor não tem prazer em sacrifícios, se tivesse eu os daria." A oração é eficaz para estreitar o relacionamento com Deus não serve para mostrar o quanto se é forte. Ore a todo momento!

      Excluir
    3. leia romanos 12 v 1 e 2 timoteo 4 v 6 o sacrificio expontanio com certeza deus recebe, o sacrificio obrigatório deus repodia.

      Excluir
    4. Se Deus aceitar sacrificios então a graça será invalidada!

      Excluir
    5. Esse texto de Romanos é justamente um contraponto aos sacrificos exigidos pela lei! O apostolo Paulo quis dizer em suma que o que Deus espera de nós é relacionamento. Vamos tomar cuidado com a falta de exegese!!

      Excluir
    6. O texto que iniciou o debate realmente não foi uma crítica a quem dá a primícia do seu dia ao Senhor, é só uma orientação teológica, bem fundamentada para nos ajudar a não enfases equivocadas aos textos sagrados. Deus abençoe a todos!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O sacrifício que invalida a graça é o da salvação, a oração da madrugada não tem a finalidade de sacrifício para a salvação e sim sacrifício para santificação e demonstrar a Deus que amamos a Ele e somos capaz de renunciar o prazer de estar na cama na hora do sono mais profundo e reparador o da madrugada. Prova disso é minha experiência própria, ainda adolescente acordava do nada às 3h e continuava na cama com preguiça de levantar ficava orando debaixo da coberta pois era tempo de inverno em São Paulo, frio demais, acabava pegando no sono novamente. Um dia orei a Deus dizendo que Ele me acordasse e tirasse meu sono e minha preguiça de levantar. Então pra minha surpresa exatamente às 3h eu ouvi um barulho e acordei com o susto, pasmem, o barulho foi advindo do meu próprio corpo que caiu da cama no chão mas eu não senti absolutamente nada no tombo. Resultado, meu sono foi embora devido o susto, fui olhar no relógio, eram 3h, então fui orar pois Deus havia me tirado a preguiça conforme pedi, só não imaginava que seria daquela forma. Outro dia ouvi alguém me gritar de madrugada como se tivessem me chamando no portão, acordei perguntando - quem é? ninguém respondeu então perguntei gritando novamente - quem é? ninguém respondeu pensei que já era manhã, olhei o relógio eram 3h. Preciso dizer mais alguma coisa?! Cuidado irmão Felipe Henrique com estas interpretações humanas do ponto de vista da Lógica, pois as coisas de Deus são espirituais e devem ser interpretadas espiritualmente, aliás, a própria Blblia se interpreta a si própria. Não é que Deus seja fraco se para dar preferência em atender de madrugada por ser menor a fila, é que na madrugada tem uma devoção maior, uma entrega total, Deus revela coisas profundas, nossas mentes estão mais aliviadas dos compromissos diários, ninguém vai chamar no portão, o telefone não vai tocar, é um momento só seu e você está dedicando ele a Deus. Isso agrada a Ele e o resultado é surpreendente na vida espiritual, experimente orar na madrugada meu querido, faça uma experiência e depois me conte.
    Evª Darvin Luís Lima dos Santos,
    E-mail: darvin.darvin@hotmail.com
    Linkedin: http://www.linkedin.com/pub/darvin-lu%C3%ADs-lima-dos-santos/73/110/631?trk=shareFB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A Paz do Senhor irmão Darvin obrigado por ler meu blog. Por favor, leia o texto novamente com atenção, você vai perceber que eu NÃO disse que não se pode orar de madrugada aliás não citei hora ou tempo algum, eu pontuei sobre a interpretação hermenêutica do texto. Terminei o texto inclusive dizendo que devemos orar a todo momento (da uma olhada) a interpretação não é humana mas fidedigna ao texto e sem pretensões místicas. Deus te abençoe.

      Excluir
  5. O senhor jesus disse que as escrituras não podem ser anuladas, portanto, vale o que está escrito, temos que orar de madrugada, pois a unica forma que conheço de buscar a Deus é orando, e de madrugada é melhor ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor irmão Carlos. Justamente, quando lemos um texto por completo temos a capacidade de interpreta-lo. Não dá pra dizer o que um texto quer dizer com um único versículo, ou dá? Deus te abençoe.

      Excluir
  6. Cara, eu vim na internet achar esse versiculo para fazer um artigo sobre o exato mesmo assunto!

    A concordancia é uma caracteristica dos que estão com a verdade.
    Me perdoe se ler por ai algum dia algo muito parecido, isso é porque o que você diz é a mais pura verdade ignorada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações em Cristo Jose Luiz!

      Obrigado por ler meu blog, fico feliz que tenha achado útil.

      Deus o abençoe!

      Excluir
  7. pARA A NOSSA SALVAÇÃO NÃO PRECISAMOS FAZER MAIS NADA A NÃO SER CRER O SACRIFÍCIO DE jESUS POR NÓS.mAS PARA ALGUMAS SITUAÇÕES É NECESSÁRIO ORAR DE MADRUGAA SIM!

    ResponderExcluir
  8. sacrifício que invalida a graça é o dei bois, carneiros, sacrifícios de sangue, da lei... agora, matar um pouco a carne para buscar ao Senhor se faz necessário... vivemos uma geração fria, relaxada demais.. cada dia mais afastada de Deus. se tanta gente fica de madrugada na internet, porque não orando? se no mundo ficavam no carnaval, na balada, porque não buscando a DEUS? é fato, q esse verso q o irmão citou sobre madrugada, fala de sabedoria... sim, concordo e acho q temos mesmo q conhecer a palavra pra sabermos o que ela quer dizer.. mas tb tem uma geração aí q não quer mais se comprometer em buscar.. dizem q não precisa jejuar, fazer voto, orar de madrugada... em fim.. acho q precisamos mais do que nunca.. Jesus está as portas.. boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo "Anônimo" quero lhe agradecer por ler meu blog. Concordo em partes contigo, realmente nossa geração esta cada vez mais distante de Deus. Quero contudo que entenda que em nenhum momento eu disse que não devemos orar pela madrugada, afirmei que não só de madrugada mas, em todo o tempo "sem cessar" o que postei foi sobre o texto supracitado.

      Excluir
    2. Parabens pela sabedoria em interpretar o texto no contexto, isolar versiculos e um problema no meio dos crentes! A biblia quando entendida no seu contexto edifica muito mais, continue a nos ensinar e edificar irmao com sua SABEDORIA! Graca e paz abencoado!

      Excluir
    3. Concordo Felipe, a impressão que tenho é que,acreditamos no que queremos acreditar! Orem de madrugada irmãos, todavia não usem a palavra de Deus erroneamente.

      Excluir
  9. A paz de CRISTO !
    Concordo que o texto não esta fazendo evidência ou mencionando a oração isso é fato, e contra fatos não há argumentos, mas quero eu ter a ousadia de escrever que não vejo nenhum mal se aplicarmos o texto utilizando a oração como exemplo !
    Entendi muito bem o que você irmão Felipe escreveu, mas volto a dizer que não vejo mal se usarmos este texto para falarmos da oração sendo que devemos explicar aos ouvintes que o texto não se refere só mente a ela !
    Deus abençoe a todos !

    ResponderExcluir
  10. A eisegese e aplicaçao de palavras sobre o texto original.a exegese e a explicaçao do texto.Alguns por falta de conhecimento aplicao o texto da forma que se le .o irmao Felipe foi feliz na sua colocaçao. o senhor tem poder e esta apto a te ouvir em qualquer horario.lembra da passagem que diz entra no seu quarto fecha a porta e fala com Deus que ele te ouvira ,logo que entra no quarto e sinal qu nao estava dormindo,os judeus orao 3 vezes ao dia ao dia ao dia...salomao o dono do assunto jamais cotrariaria seus custumes seus pais e seu povo enfim deus nos ouve a qualquer momento...

    ResponderExcluir
  11. Foi oportuno tratar esse assunto no teu blog irmão Filipe, Deus continue t dando verddeira interpretação. Tbém qro agradecer a disponibilidde dos irmãos p o debate; só juntos é se aprende.
    Quanto a minha opinião:
    Actualmente muitos cristão classificam outros plos orário de oração( oração de madrugada).
    A vida cristã é feita de disciplina; cada um procura um horário p s conectar c Deus( mas, em bom rigor, qlqr momento é mo/to de se conectar com Deus.cfr Neémia 2). Os irmãos falam d visões as madrugada todavia, qro enfatizar q Deus não é limitado no tempo ou no espaço. Não importa s estás na cozinha, no banho, a conduzir, servindo, s fores servo fiel q o busca continua/te Ele t dará a visão q precisas.... P terminar, qro dizer q a oração de um coração quebrantado Deus nunca a rejeitará. Graça e paz a todos...

    ResponderExcluir
  12. Foi oportuno tratar esse assunto no teu blog irmão Filipe, Deus continue t dando verddeira interpretação. Tbém qro agradecer a disponibilidde dos irmãos p o debate; só juntos é se aprende.
    Quanto a minha opinião:
    Actualmente muitos cristão classificam outros plos orário de oração( oração de madrugada).
    A vida cristã é feita de disciplina; cada um procura um horário p s conectar c Deus( mas, em bom rigor, qlqr momento é mo/to de se conectar com Deus.cfr Neémia 2). Os irmãos falam d visões as madrugada todavia, qro enfatizar q Deus não é limitado no tempo ou no espaço. Não importa s estás na cozinha, no banho, a conduzir, servindo, s fores servo fiel q o busca continua/te Ele t dará a visão q precisas.... P terminar, qro dizer q a oração de um coração quebrantado Deus nunca a rejeitará. Graça e paz a todos...

    ResponderExcluir
  13. Olá, Felipe, graça e paz. Não desanime, meu irmão, o povo foi induzido por tantos anos que agora tem dificuldade para interpretar este texto (e tantos outros). Convido-o a ler a "Errata" que venho publicando desde 2009, neste link: www.sitedopastor.com.br/errata-2/ - Abraços. Pr Franco, do Site do Pastor

    ResponderExcluir
  14. A paz para todos, li o texto e concordo com o Felipe com relação a origem sobre o que o versiculo diz, tambem concordo com os irmãos quanto ao sacrificio que temos que fazer, para estreitarmos ainda mais nosso relaçionamento com Deus atraves da oração...

    ResponderExcluir
  15. Gostei Felipe do seu post, estava pesquisando e li inclusive os comentários, a grande questão é "orar sem cessar" eu particularmente tenho uma experiência muito linda com Deus enquanto orava pela madrugada, a salvação do meu pai, enquanto eu orava pedindo a Deus que entrasse com providências, pois eu não conseguia mais falar de Jesus para ele, Deus o mostrou em sonho que estava sendo devorado pelo inimigo, interessante que ele não se sentia digno de dormir na cama com minha mãe e dormia embaixo da cama, acordou impactado a correu para encontrar uma igreja aberta, achou uma a quase 50 km de distância, já de manhã bem cedo, 6:00, a o pastor daquela igreja pregou justamente o sonho dele, vale dos ossos secos, e para a glória do Senhor, hoje é um homem restaurado, e tudo se deu após a primícias de orar de madrugada. É isso irmão fica na paz do nosso amado Jesus.

    ResponderExcluir
  16. A paz de Cristo, Felipe!

    Muito profundas as tuas palavras neste texto. Muitos usam-no para abalizar a ideia de que de madrugada há menos obstáculos à oração, o que é uma falácia. Para o nosso Deus não existe entraves de espécie alguma e à hora em que o buscarmos, desde que com um coração sincero e contrito, Ele estará presente. Já estou te seguindo! Convido-te a visitar o meu blog, o http://cristianismoemdia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. a paz de cristo a todos os irmãos! li o texto e não encontrei em nenhum momento o irmão Felipe dezendo que não se pode orar de madrugada! acredito que muitos de nos precisamos aprender a examinar as escrituras e buscar a iluminação do Espirito santo para entende-la! precisamos também aprender a usar a nossa fé em cristo Jesus es estar pronto para aprender com o próximo e não ignorar uma pessoa que alcançou em Deus certo conhecimento que vai de encontro com os tradicionalismo moderno!

    ResponderExcluir
  18. explicaçao curta e obgetiva.ha que todos lesse esta explicaçao,nao havia tantos pregadores dizendo baboseiras encima dos pulpitos.

    ResponderExcluir
  19. Concordo com Felipe Henrique, Deus é poderoso para nos responder a qualquer hora do dia. Eu particularmente, aprendi muito com esse artigo. Eu prefiro a madrugada devido a tranquilidade. Deus abençoe Felipe.

    ResponderExcluir
  20. A paz de Deus esteja com vos.

    Costumeiramente se ouve dizer que a hora do sono é hora sagrada, somos seres em constante aprendizado.. O cansaço do dia dia, as turbulencias no serviço, o apego a redes sociais e tecnologia enfim, tudo isso ta sim distanciando o povo de Deus , isso é FATO. PROVERBIOS trata exclusivanente de SABEDORIA, sabedoria essa que se alcançada por aqueles que buscam seja de dia ou anoite o resultado é um só: Intimidade maior com Deus. A diferença nao é o sacrificio de abandonar a cama e sim a paz que a madrugada proporciona. Proverbios ensina orar, buscar. Louvar enfim... O texto supracitado apenas mostra a importancia de se adquirir conhecimentos quem são de fato de extrema importancia para o crente. Foi util sim, muito.. ABORDAGEM importante sobre a pregação de SALOMÃO. Mas a mesma palavra de Deus diz que A LETRA MATA e o ESPIRITO vivifica, achei interessante quando o autor se mostra imparcial ao findar dizendo orai sem sessar em todo tempo, seja dia, seja noite o Deus é o nesmo. Peguem a biblia e tente fazer uma boa leitura, tendo um bom intendimento durante o dia enquanto cachorros latem, crianças correr de um lado pro outra da casa, telefone chamando, feijao queimando no fogão, enfim.. É praticante impossivel, ja de madrugada a paz do silencio se torna seu melhor aliado no dissernimento daquilo que se lê.. Conhecimentos vao sendo adquiridos naturalmente. Isso ocorre da mesms forma com as orações qianto menos te pertubarem mais comunhão vc adquire com Deus naquele momento, quanto maior a comunhao maior é a presença de Deus sentida por quem ora. Cada um tenos necessidsdes diferentes e por varios motivos acabamos entendo a palavra de Deus de formaa diferentes, mas perai!! Independentemente da forma entendida por cada um a leitura, a examinação e a meditação na palavra de Deus com certeza aos olhos do pai tambem soa como oração. Gostei do blog, parabens.

    ResponderExcluir
  21. A santa paz de Deus a todos amados que leem e respondem a este blog. Gostei muito de ler a sua mensagem irmão Felipe Henrique e que Deus te abençoe e continue nos escrevendo. Muita sabedoria e perseverança para todos nós.E é isso mesmo, vamos orar e nos prostra diante de Deus através de seu filho Jesus Cristo a todo o momento. Ora vem Senhor Jesus e cumpre em nós o desejo dos nossos corações. Deus vos abençoem amados!

    ResponderExcluir
  22. Como somos ignorantes. É por isso que nesse versículo Deus nos.orienta a buscar ainda cedo a sabedoria. Quantos comentários prepotentes daqueles que se acham cheios de razão e desprezam a sabedoria. Orem de manhã, à noite, de madrugada,a todo tempo. Mas o que o texto quer dizer é que devemos buscar a sabedoria prematuramente, cedo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...