quinta-feira, 23 de julho de 2009

Senhoras e senhores com vocês "o sagrado"!!

O professor Gabriel Perissé diz que estamos vivendo na "Idade Mídia". A igreja midiática já se acostumou a esse tempo. Existe uma gritante espetacularização do sagrado, glamourização do divino e prostituição da adoração. É a igreja dos flashes e dos palcos. A teologia da vitrine. A forma cinematográfica de crer. De igreja da Palavra, nos transformamos em igreja da imagem.
Na igreja católica, as missas/shows e os padrestars, assustam até mesmo os próprios católicos. Quem poderia imaginar, dez anos atrás, um padre metrossexual? Um padre que, enquanto canta, ouve berros de "gostoso", "lindo"... Um padre galã? No meio evangélico a coisa ainda é pior! O estilo "pop star" de ser invadiu a rotina eclesiástica a tal ponto que já está se tornando normal.
É comum encontrarmos shows gospel nas casas noturnas. Dê uma volta por São Paulo, por exemplo, e vai encontrar nos cartazes espalhados pela cidade propagandas dos cantores evangélicos disputando espaço nas boates e casas de shows com os cantores seculares. Os templos já não servem. Templos agora são construções descartáveis.
Chegamos a um nível crítico: já nem precisa mais ser "crente" para gravar um DVD ou um CD gospel. Basta aprender direitinho o nosso "evangeliquês", fazer umas "caras e bocas", inventar uma ou outra revelaçãozinha, citar dois ou três "versículos" bíblicos (mesmo que sejam ditados populares "batizados" de versículos), e profetizar! Ah, o lance é profetizar!!!
A mercantilização do sagrado, que é responsável pela morte da pregação, também vem asfixiando o louvor. E o que é mais triste ainda é que não reagimos a isso. Vou antecipar as críticas a esse artigo/desabafo: "ao invés de criticar, você deveria olhar para a sua vida"; "cada um tem seu ministério, não julgue"; "vamos orar..." Enquanto essas muletas forem usadas, estaremos condenados ao medíocre.
O que fazer? Destruir! Você que é pastor de igreja, não convide celebridades, mesmo que isso não leve multidões ao seu templo, desista da tentação da multidão! Você não foi chamado para dirigir um espetáculo televisivo, mas uma comunidade de fé que ainda ame a presença de Deus!
Desliguem a televisão! Chega de programas medíocres de pastores vazios. O tempo que gastamos assistindo milagromanias duvidosas é muito melhor aproveitado na leitura de bons livros. Ao invés de assistir programas dos pedintes da religiosidade ("uma ofertinha pelo amor de Deus"), leia o Eugene Peterson, o John MacArthur, o Philip Yancey, o James Houston, o Elienai Jr, o Ricardo Gondim, o Jorge Barro, o Robinson Cavalcanti, o Frei Beto, o Leonardo Boff, os clássicos da literatura brasileira e mundial.
Uma amigo meu diz que não acredita que o homem veio do macaco, mas acredita que ele vai se tornar um! Essa teologia circense do bizarro, pelo que vejo, está longe de acabar... é, K. Lindberg tinha razão: "Não é que eu não goste de Deus; é o fã-clube dele que eu não suporto".
Até mais...
Alan Brizotti

FONTE: http://alanbrizotti.blogspot.com/

Sobre o inimigo

Ricardo Gondim
Caramba, como se fala no diabo! Fico impressionado como ele se tornou necessário. O diabo suga a fé, derruba crente, se infiltra em poderosas redes de televisão, envia pragas, fura pneu de carro, provoca terremotos, conhece os limites dos municípios e domina territórios. Compete e ganha de Deus. É diabo para cá e para lá o tempo todo. Se alguém está triste, advinha quem mandou a tristeza. Se alguém duvida, advinha quem mandou a dúvida. Se alguém adoece, advinha quem mandou a enfermidade. Arre! Chega! Será que ninguém vai assumir o que faz? Fica fácil culpá-lo já que o mundo inteiro está controlado, guiado, dominado, manipulado e organizado por Satã. Mas o Bicho merece o estatus de espantalho, Judas, bode expiatório? Até quando os humanos vão projetar nele suas mazelas?Dá para compreender tanta importância. Como se levantaria dinheiro nas igrejas se o Capeta não fosse a estrela do show da fé? Como televangelistas inculcariam pavor nas pessoas se o Coisa-Ruim não fosse tão medonho? Como as poderosas multinacionais da fé subsidiariam seus projetos se o Demo não adquirisse tanta força? Confesso. Tenho medo de uma religião em que o mal se torna o pivô da espiritualidade. Fico apreensivo com uma fé que não pode prescindir de ameaças e arredio com uma ética constrangida pela possibilidade de Satanás ter direitos legais para arrasar as pessoas que erram.
Não discuto a sua existência. Fico apenas suspeitoso com tanta badalação. Eu já não gostava dele, agora não aguento mais ouvir falar na Peste. Por mim, Belzebu não receberia nenhum jabá. Eu não permito que ele dê o tom do meu culto a Deus; não aceito que seja a minha motivação para agir. Enfim, não deixo que ele tome o lugar de Jesus.

Soli Deo Gloria

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Deus procura "homens melhores"!

Ezequiel 22:30“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei”.Versão Almeida Revista e Atualizada“Y busqué de ellos hombre que hiciese vallado y que se pusiese al portillo delante de mí por la tierra, para que yo no la destruyese; y no lo hallé”.Reina-Valera AntiguaLucas 6:12“ Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus”.Nova Tradução da Linguagem de Hoje“And it came to pass in those days, that he went out into a mountain to pray, and continued all night in prayer to God”.King James Version
“ Estamos constantemente empenhados, senão obcecados, em arquitetar novos métodos, novos planos e novas organizações para fazer a igreja progredir e assegurar a divulgação e a eficiência do Evangelho.Essa direção hodierna tem a tendência de perder a visão do homem ou afogar o homem no plano ou na organização. O plano de Deus é usar o homem e usá-lo muito mais do que qualquer outra coisa. Homens são o método de Deus.A igreja está procurando métodos melhores; Deus está buscando homens melhores.“ Houve um homem enviado de Deus cujo nome era João”. A dispensação que anunciou e preparou o caminho de Cristo, estava confiada àquele homem, João: “ Um menino nos nasceu, um filho se no deu” ( Isaías 9:6 ). A salvação do mundo se originou naquele filho ainda menino. Paulo traz à luz o segredo do êxito dos homens que arraigaram o Evangelho no mundo quando pôs em relevo o caráter pessoal desses homens. A glória e a eficiência do Evangelho, dependem dos homens que o proclamam. Quando Deus declara que “quanto ao Senhor, Seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele” ( II Cro. 16:9 ), declara a necessidade de homens e o fato de Deus depender de homens que sejam canais por meio dos quais exerça Seu poder sobre o mundo.Esssa verdade vital e urgente é que esta era das máquinas tende a esquecer. Esquecê-la é funesto para a obra de Deus como seria desastroso se o sol desaparecesse da abóboda celestial. Seguir-se-iam trevas confusão e morte.O que hoje a igreja necessita não é de mais e melhor maquinismo, de novas organizações ou mais e novos métodos, mas o homem a quem o Espírito Santo possa usar – homens de oração, poderosos na oração. O Espírito Santo não se derrama através dos métodos, mas por meio dos homens. Não vem sobre maquinaria, mas sobre homens. Não unge planos, mas homens – homens de oração.”E. M. Bounds“Estuda a santidade universal da vida. Disso depende a tua utilidade plena, pois teus sermões duram apenas uma ou duas horas; mas tua vida prega durante toda semana. Se satanás puder transformar um ministro cobiçoso em amante de louvor, de prazer, de iguarias, terá arruinado seu ministério. Entrega-te a oração e obtém os teus temas, os teus pensamentos e as tuas palavras de Deus. Lutero empregava as suas melhores três horas em oração.”

fonte: http://vigiareorar.blogspot.com/2008/02/ezequiel-2230-busquei-entre-eles-um.html

Deus vos abençoe...
Felipe Henrique
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...